Laly Makes&Modas: Cronograma Capilar

Cronograma Capilar

oooi minhas meninas lindaas!

Quanta saudade, de estar aqui juntinha com voces todos os dias, mais eu tive uns contratempo nas ultimas semanas, e nao pude estar postando.
Mais eu estou com otimos posts preparados com toodo carinho e amor para voces. Peço que me perdoem.
Mais vamos ao post de hoje, que é super bacana, para a restauração intensa e regular dos seus fios. O famosinho "Cronograma Capilar". 
O que é?

 É um tratamento para os cabelos que precisam repor nutrientes perdidos devido a químicas e maus tratos, é dividido em 3 etapas: HIDRATAÇÃO, NUTRIÇÃO, RECONSTRUÇÃO, exatamente nesta mesma ordem.

Há um modelo muito usado (que não quer dizer o mais indicado para o seu tipo de cabelo), organizado em 4 semanas:

1º Semana: H - H - N
2º Semana: H - H - HN
3º Semana: H - H - N
4º Semana: H - H - R

A sequência tem que seguir exatamente esta ordem H, N e R. As lavagens devem ser feitas normalmente com seu shampoo de costume.

1ª Semana - 2 Hidratações intercaladas e mais uma Nutrição. Eu como estou fazendo o Cronograma Low Poo eu intercalo minhas lavagens com Co Wash usando Yamasterol.
2ª Semana - 2 Hidratações intercaladas. E mais uma Nutrição, só que está turbinada com Umectação,.
3ª Semana - Idem a 1ª Semana.
4ª Semana - 2 Hidratações intercalada. E por último para finalizar o ciclo do Cronograma a Reconstrução.

Quem deve fazer o cronograma?

O cronograma é indicado para todos os tipos de cabelo, e principalmente para quem faz uso de alguma química como coloração, descoloração, escova progressiva, alisamento, relaxamento, e etc.

As fases do cronograma

Hidratação:

Hidratação nada mais é que reposição hídrica, ou seja quando hidratamos nossos fios estamos repondo água.  Nosso cabelo é tecido morto a parte viva se encontra no bulbo na derme do couro cabeludo,  essa parte viva é suscetível  a questões alimentares, ou seja se nos alimentamos bem e ingerimos água , estamos beneficiando as células do bulbo e nossos fios crescem fortes e saudáveis. Porém isso não ocorre ao longo dos nossos fios, sendo assim precisamos hidratar a “parte morta” com cremes e cosméticos, estes repõem a água perdida aos cabelos.

Exemplos de ingredientes hidratantes: Aloe e vera, Pantenol (d’pantenol ou bepantol), Semi di Lino, Cupuaçu, água de coco, etc.

Nutrição:

Nutrição é reposição de nutrientes, nesse caso, por convenção utilizamos o termo nutrição para tratar da reposição lipídica, ou seja, gorduras. Os lipídios são compostos naturalmente presentes nos cabelos e possuem importante papel nas suas propriedades.
As glândulas sebáceas do couro cabeludo produzem lipídeos (cuja função é impermeabilizar os cabelos, deixando-os macios, flexíveis e brilhantes). A produção das glândulas sebáceas, somada á proteção das glândulas sudoríparas e mais os resíduos da desintegração da epiderme, compõem o manto hidrolipídico, que é um fator de proteção a pele do couro cabeludo.
Os lipídeos formam uma camada protetora nos fios, eles não interagem com a água, justamente por essa propriedade impedem que a mesma saia dos fios.  Logo a nutrição é uma forma de manter a hidratação nos cabelos, e manter outros nutrientes presentes nos fios, essa camada de proteção deixa as cutículas alinhadas e confere um brilho saudável aos cabelos.

Exemplos de ingredientes nutritivos: Manteiga de karité,  manteiga de cacau, óleo de argan, óleo de coco e mais um infinidade de  óleos e manteigas.

Reconstrução:

Reconstrução é reposição proteica, ou seja reposição de proteínas, principalmente de queratina.
O cabelo é uma haste fibrosa, formada por células mortas compostas de uma proteína chamada queratina. A queratina é uma proteína de função estrutural, ou seja é uma proteína que participa do tecido, dando-lhes rigidez e consistência. Formando a estrutura do fio mesmo, por isso chamamos essa etapa de reconstrução, pois depositando proteínas nos fios estamos reconstruindo a estrutura dos nossos cabelos. Falei mais sobre a estrutura do fio aqui. 

Os processos químicos e o uso frequente de escova e chapinha danificam a estrutura dos nossos fios, formando pequenas fissuras nos nossos cabelos, com isso danificamos a estrutura do cabelo. Por isso essa etapa é muito indicada para cabelos danificados.

Essa etapa também é uma etapa em que se deve ter muito cuidado, pois o excesso de queratina é prejudicial aos fios, ou seja quando se usa queratina em um cabelo que não está precisando, o cabelo fica duro e quebradiço. Pensa comigo, se um fio tem fissuras a queratina vai preencher essas fissuras e o cabelo vai receber o tratamento muito bem, agora se o fio não tem fissuras e colocamos queratina dele, o fio vai ficar duro (lembra que falei ali em cima que a queratina confere rigidez aos fios?) e quebradiço.

Outra coisa muito importante é que para o cabelo receber queratina ele deve ser previamente tratado com hidratações e nutrições, isso é extremamente importante. Por isso existe o cronograma para que você monte uma rotina de cuidado e dê ao cabelo o que ele necessita.

Exemplos de ingredientes: Queratina hidrolisada, proteína do trigo hidrolisada, proteína de soja hidrolisada e aminoácidos (aminoácidos são os formadores das proteínas, simplificando é como se fossem os tijolinhos que formam as proteínas) como a cisteína, arginina e etc.

Obs:

Mesmo seu cabelo estando no 2° caso, NÃO deve fazer a reconstrução de primeira, o que irá mudar é que você pode fazer a reconstrução de 15 em 15 dias. Se você tiver produtos profissionais aconselho a fazer apenas uma vez por mês mesmo, pois eles são muito concentrados!!!

Se o seu cabelo é o 3º caso não faça reconstruções com produtos fortes (Age Recharge, Joico) use linhas comerciais mesmo e faça 2 vezes Nutrição com Umectação. 

Se por acaso você fez a reconstrução e sentiu seu fio endurecido, não faça mais a etapa de reconstrução pelo menos por um tempo, seu fio irá precisar desta etapa apenas se ele passar por químicas muito fortes, como descoloração, ou mistura de químicas como alisamentos e tintura seguidamente. 

Você precisa saber o que seu fio realmente necessita e observar como ele fica logo após cada etapa!!! Se seu fio ficou lindo maravilhoso depois da hidratação e não ficou tão maravilhoso depois da Nutrição, isto significa que é de mais Hidratação que ele precisa!!!

Boom meninas espero que tenham gostado das dicas de hoje, e  não se esqueça que a ordem que cura seu cabelo é: HIDRATAÇÃO - NUTRIÇÃO - RECONSTRUÇÃO. 
Comente, e se voce ja fez alguma comente aqui o resultado! O proximo post sera dos produtos que eu indico, (dividi pra nao ficar muito grande) Fiquem com Deus s2.

6 comentários:

  1. aadorreii tudooo
    bbeijos
    http://loveandei.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi lindeza, estarei por aqui!
    Bjinhos
    http://criscriacoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ooi lindoona, obg pela visita! ja estou seguindo bjinhos

      Excluir
  3. Amei o blog...sucesso pra vc lindona!
    Seguindo...se poder retribui,Beijokas...

    http://malukinhafahion.blogspot.com.br/

    https://www.facebook.com/malukinnhas?ref=hl

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oobg lindona! ja estou seguindo e sucesso pra voce tbm! bjinhos

      Excluir
  4. Oi lindonas, oobg! estou seguindo voces tbm! bjinhos e voltem sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar! Sua opinião é muito importante para mim!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...